NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORAS/ES TERCEIRIZADOS DA UFMT

Contra a Perseguição e Assédio cometido pela LUPPA ADMINISTRADORA DE SERVIÇOS E TERCEIRIZAÇÃO

    Nós da Rusga Libertária, organização política anarquista integrante da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB), queremos expor nesta Nota toda nossa Solidariedade com as Trabalhadoras e os Trabalhadores em situação de Terceirização – trabalho precarizado existente dentro da UFMT através da contratação da empresa Luppa Administradora de Serviços e Terceirização. Não é de hoje que essas empresas realizam serviços em órgãos públicos. Serviços carregados de pesadas jornadas de trabalho em que as trabalhadoras e os trabalhadores são mal remunerados, tendo costumeiramente seus salários atrasados, não recebendo direitos trabalhistas; insalubridade nos locais de trabalho, onde são lotados para executar suas funções; e grande recebimento de Assédio Moral pelos encarregados e donos da empresa.

         No último dia 17 de fevereiro, as trabalhadoras e trabalhadores realizaram uma paralização. O motivo, como já mencionado anteriormente, é atraso salarial, precárias condições de trabalho, assédio moral cometido pelas/os encarregadas/os e a própria empresa. Estão há 1 (um) mês com salário atrasado, muitas/os já passando por complicações para colocar alimento em casa, pagar aluguel e correndo risco de despejo da moradia. Essa paralização gerou a demissão de uma das trabalhadoras, a alegação da empresa? “Justa Causa”, justamente por ter participado da paralização reivindicando um direito que é dela, JUSTAMENTE POR SE MOBILIZAR EM UM PROCESSO DE LUTA PARA REIVINDICAR SEU DIREITO COMO TRABALHADORA!

     Essas empresas, prestadoras de serviços terceirizados, realizam a todo instante perseguição, precarização e assédio com as Trabalhadoras e os Trabalhadores. Quando não decretam falência para não pagar direitos trabalhistas por tempo de serviço prestado. Do outro lado, as instituições contratantes, no caso a UFMT, fazem vistas grossas a todas as violações de direitos e precariedades que as/os trabalhadoras/es das terceirizadas sofrem, fazendo-os arcar com o lado mais pesado e perverso dos cortes de verbas da instituição (educação).

     É mais que necessário e importante a Organização, Solidariedade e Apoio com as Trabalhadoras e os Trabalhadores dessas categorias. As lógicas trabalhistas têm, cada vez mais, caminhado para o aumento da precarização do Trabalho, a retirada de direitos conquistados através das inúmeras lutas de outras/os trabalhadoras/es. E é apenas através da organização das/os e com as/os de BAIXO que conseguiremos barrar esses ataques e avançar em novas conquistas!

Contra a Perseguição aos Que Lutam, Ação Direta contra as/os de Cima!

Toda Força e Solidariedade na Luta por garantia de Direitos e Contra as Perseguições e Assédios cometidos.

logo_rlredondoOrganização Integrante da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB)